Explica-me

Faz parte da equipa de explicadores. Bastam duas horas para fazer toda a diferença.

Foi o primeiro projeto da Cáritas Jovem, da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima. Foi lançado a 31 de janeiro de 2015, um ano depois de ter sido criada a Cáritas Jovem.

O Explica-me surge como resposta às necessidades que as famílias, que procuram a Cáritas, apresentam a nível do acompanhamento escolar dos seus educandos. O público alvo são crianças e adolescentes, provenientes de famílias carenciadas, com pouco aproveitamento escolar e que frequentem o 2.º e 3.º ciclo do ensino básico. Os 15 explicadores, que prestam apoio a 20 adolescentes, em regime de voluntariado, ajudam a criar e orientar hábitos de estudo e esclarecem as dúvidas relativas aos conteúdos e trabalhos desenvolvidos nas diversas disciplinas, contribuindo para a auto-estima e para a motivação dos adolescentes através do seu sucesso escolar.

No último Sábado de cada mês, para motivar os alunos para atingirem os objectivos traçados, foi criado o projeto 30 por uma linha também desenvolvido por voluntários, através do qual os se dinamiza um atividade lúdica.

O que se escreveu sobre o Explica-me…

Fazer da motivação uma arma!

/
O Explica-me oferece explicações gratuitas a estudantes do 2.º e 3.º ciclo, mas antes de as boas notas chegarem é preciso trabalhar a motivação e a autoestima de alunos a quem tudo parece perdido. A iniciativa Por Um Bairro Melhor, que une a VISÃO, SIC Esperança e Comunidade EDP, ajudou este projeto da Cáritas Diocesana de Leiria a angariar novos explicadores.

Queremos uma salva de palmas!

/
Queremos uma salva de palmas. Mas não é uma salva de palmas qualquer. É uma salva de palmas para os adolescentes que integram o projeto Explica-me. Mas também queremos uma salva de palmas, e esta bem forte, para os jovens explicadores, que em regime de voluntariado se dedicaram a este projeto ao longo do ano letivo de 2015-2016.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *